MARIA JOÃO MIGUEL
O MEU TRABALHO PELA DOS OUTROS
“Maria João Miguel é uma encenadora cuja sensibilidade, grande rigor e respeito pelo Teatro desde logo me fascinaram. É exatamente esse respeito que marca a diferença, dos seus trabalhos tanto na criação como na vertente técnica, cujo cuidado posto na apresentação dos seus espectáculos, é exemplar. Na busca incessante que faz e nos transmite através da criação dos seus projetos é notória, também uma imensa preocupação do ponto de vista social a qual a leva, não só escolher textos que refletem o nosso quotidiano onde as preocupações do dia a dia de todos nós está sempre a ser equacionado, como também a escrever e criar dramaturgias sobre essas mesmas preocupações levando à Cena projetos de enorme valia comunitária. As várias parcerias feitas com Maria João Miguel refletiram-se num enorme êxito tanto do ponto de vista artístico como do ponto de vista da sua valia cultural em prol da comunidade.”
(Manuel Coelho, actor e ex-diretor artístico do Centro Cultural da Malaposta)
“... enorme capacidade de adaptação aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, destacando-se na execução de atividades inovadoras. A sua capacidade de perceber os alunos e a relação empática que estabeleceu com os mesmos, gerou estimulantes ambientes de aprendizagem e fez com que todos se sentissem confortáveis. (...) flexibilidade para alterar estratégias, procurando responder às necessidades educativas de cada aluno, realizando ensino individualizado.”
(Maria Inês Arêz, Coordenadora do Currículo Funcional do Agrupamento de Escolas de Vialonga)
“... Para além da imaginação, da alegria e da capacidade de revelar a ironia das diferentes situações que aborda, é uma artista que valoriza a qualidade das relações humanas, a cumplicidade entre pessoas e a confiança de cada um nas suas próprias capacidades.”
(Nuno Nunes, actor e encenador, membro da Propositário Azul, Associação Artística)
“Lembro-me de dois trabalhos de ator que fiz com a Maria João. Construir aquelas personagens, simples, (...) a sua abordagem, (...) ver crescer o espectáculo num espaço de liberdade criativa é uma das características da Maria João.”
(Rui Sérgio, ex-Diretor do Teatro da Trindade)
“...destacamos as suas capacidades de direção de atores, encenação e direção de projeto artístico, primando pela simplicidade e correcção no trato pessoal, evidenciando um domínio cabal das ferramentas do ator, (...) exigente, criteriosa (...). Revelou ainda um grande dinamismo e um interesse alargado pela área teatral, denotando entusiasmo pela investigação desta expressão de arte.”
(Elisabete Pinto, Direção do Teatro do Noroeste)
"Temos sempre muito mais a aprender do que a ensinar, e esta forma que a professora tem de nos transmitir a aprendizagem como se nos estivesse a contar uma história fascina-me."
(Ana Catarina Carneiro - formanda Universidade Aberta)
"Sim, tocas as pessoas por amares o que fazes! Porque te conheci, arrisquei entrar num grupo de teatro (que amo), pela paz que transmites, pelo que tentas “arrancar” de cada um, pela auto confiança que estimulas em casa um (falo por mim) e pelo prazer que tens ao perceberes o envolvimento do grupo e o nascer de mais um espetáculo. A aceitação entusiasmada que fazes das ideias de cada um para o objectivo final."
(Eulália Vieira, formanda do curso de Teatro do Teatro Bocage)